quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ian Curtis

Os anos 70 e 80 sempre me fascinaram em termos musicais. Quer pela abundância, quer pela qualidade, quer pelo carisma. Há qualquer coisa de enigmática em cada banda iniciada nesses anos. Aliás as que ainda hoje existem são prova disso, nasceram em tempos conturbados e sem a exposição media actual mas no entanto são as que mais perduram e que mais fãs movem.
Ian Kevin Curtis aka Ian Curtis foi o vocalista da banda Joy Division, banda prematura dos anos 80 e que viveu anos de loucura. Descobri recentemente esta banda e o que a torna interessante é a história que fica por trás dela.
Ian Curtis ficou celebre pelas músicas que escrevia, pelo seu talento para interpretá-las em palco e a sua forma ímpar de estar e dançar em palco. Ian sofria de epilepsia e tinha ataques mesmo em palco. A sua forma de dançar era uma remniscência desses ataques o que o tornava único em palco e enigmático para o público.
Ian Curtir morreu aos 23 anos, quando estava prestes a alcançar o auge da sua carreira ao entrar numa digressão pelos Estados Unidos. Suicidou-se em casa, segundo relatos a ouvir, ironicamente, o album The Idiot, de Iggy Pop.
Quem quiser saber mais sobre os Joy Division e o Ian Curtis aconselho a ver o filme Control.
Deixo-vos um vídeo do Ian a dançar.

Sem comentários: