quarta-feira, 13 de junho de 2007

A doença do século

OBESIDADE, é a doença do século XXI e a que requer mais atenção da nossa parte.
Hoje, numa reportagem da sic, fiquei a conhecer alguns testemunhos de pessoas que sofrem de obesidade e quando digo que sofrem é porque sofrem mesmo.
Usualmente quando pensamos em obesidade associamos não a uma doença, um vício ou um problema mas antes a uma forma de exclusão social.
Nesta peça da sic uma das intervenientes pesava 200Kg e assumia a sua condição mais ainda lutava para mudar a sua vida.
Eu nunca tinha pensado no assunto com tanta atenção mas há muitos problemas que nos passam ao lado mas que tornam a vida destas pessoas muito complicada. A referida senhora tinha 27 anos, auge da vida, no entanto a sua condição obrigava-a a dormir com um ventilador ligado toda a noite caso contrário as apneias, que se repetiam ate 20 vezes numa única hora, não a deixavam descansar. Um simples tomar café com os amigos era complicado, se pensarmos nas cadeiras de ferro que existem por esses cafés fora temos aí um grande problema. Uma deslocação ao hospital então revela as mais diversas dificuldades: batas que não servem e obrigam-na a andar praticamente nua pelos corredores, macas e camas que não suportam o seu peso, máquinas idem aspas..
Para mim esta era uma problemática que muitas vezes me fazia pensar que o único culpado da situação era o sujeito em questão pois só ele podia resolver o problema, deixando de comer tanto. Mas se assim fosse não fazia sentido falarmos em overdoses ou alcoolismos.
A obesidade é uma doença como outra qualquer que requer apoios e tratamentos, na mesma linha é um vício como a droga ou o álcool.


E mais não digo..

Sem comentários: